segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

E não é que deixei a máquina em casa?!

"Oh! o meu Luís, coitado! Bem lho pagaram. Era um rapaz, mais moço do que eu muito mais... e quando o vi a última vez... foi no alpendre de S. Domingos em Lisboa – parece-me que o estou a ver – tão mal trajado, tão encolhido; ele que era tão desembaraçado e galã... e então velho! velho alquebrado, – com aquele olho que valia por dois, mas tão sumido e encovado já, que eu disse comigo: «Ruim terra comerá cedo corpo da maior alma que deitou Portugal!» – e dei-lhe um abraço... foi a último... Ele pareceu ouvir o que me estava dizendo o pensamento cá por dentro, e disse-me: «Adeus Telmo! S. Telmo seja comigo neste cabo da navegação... que já vejo terra, amigo» – e apontou para uma cova que ali se estava a abrir. – Os frades rezavam o ofício dos mortos na igreja... Ele entrou para lá, e eu fui-me embora."

Ora quem será este Luís? Nada menos que o nosso também "velho amigo" Luís de Camões, contemporâneo do tempo cronológico a que alude Telmo, o emissor desta fala: o tempo da sua juventude. 
Acrescentará depois:


"Daí a um mês, vieram-me aqui dizer : «Lá foi Luís de Camões num lençol para Santa Ana.» E ninguém mais falou nele."

No entanto, esta profecia de Telmo não se realizou. Luís de Camões, mesmo para os que nunca leram uma linha da sua obra, mesmo para os que pensam que não gostam d'Os Lusíadas, é uma referência para todos nós. E não só para os portugueses, também para a literatura universal.
Quanto a nós, quem não conhece o verso "Alma minha gentil que te partiste", a célebre cacofonia com que brincávamos quando andávamos no liceu? Ou o não menos célebre paradoxo: "Amor é fogo que arde sem se ver"?
Ou ainda "As armas e os barões assinalados" com que tem início a nossa epopeia? 

Penso agora que passei hoje ao largo de S. Domingos a que faz alusão esta passagem, e fiquei irritada comigo mesma por não ter levado a máquina fotográfica. Muitas vezes, quando a levo, não a uso, mas arrependo-me sempre quando a deixo em casa.
A lição do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário