sábado, 17 de março de 2012

Uma página


Diário literário
Sermão aos peixes
Animais que apenas têm segundos de memória
Às vezes parece que são melhores ouvintes
Que os próprios seres humanos.
Seres que parecem não ter acesso a toda
Essa peculiar inteligência
Que não está atribuída a mais nenhum ser.
Prosódia
Esse movimento que ele faz, que deixa toda a gente pasmada a olhar, como se se exprimisse apenas com os movimentos e não com as palavras.
Esse mexer do corpo que conduz o olhar de toda a gente, como se estivessem a ver um ator no palco onde vão assistir ao espetáculo,  a luz está toda focada sobre ele. E que o espetáculo comece! Ou melhor, que o discurso comece.
Reflexão antes de escrever o sermão
Paro e penso que tenho de transmitir o que estou a sentir às pessoas. Tento refletir sobre a melhor maneira de captar a atenção delas, fazer com que fiquem a pensar durante muito tempo e que vasculhem nas suas ideias desarrumadas o sentido das minhas palavras.

Início do sermão
Nesta noite, eu gostaria de compartilhar com os irmãos a minha reflexão sobre a frase “ fiat lux “, que é a frase que foi dita quando Deus criou o Universo. Apenas disse essas duas palavras e fez-se luz.
Era bom que na mente de todas as pessoas se fizesse luz com esta tamanha facilidade com que Deus criou a luz na terra. Luz que está todos os dias à vossa frente. À frente dos vossos olhos e que não é absorvida. Apenas é vista como mais uma das coisas naturais presentes no nosso meio, e não como uma bênção, uma sorte. Esta luz que nos permite ver por onde vamos e com quem lidamos no nosso dia - a - dia. Essa luz que nos permite ver e nos deixar ver.
Se cada um de nós tivesse essa luz dentro, o mundo seria melhor. O pensamento seria mais claro, as palavras mais claras, a pessoa seria mais transparente… 
Nem tudo é possível, pois nem todos captamos a luz, vivemos num mundo obscuro onde a mentira vagueia entre nós e parece que o mundo usa uma máscara para disfarçar toda a sua hipocrisia, tem uma face oculta, é um lugar onde ninguém se conhece verdadeiramente, pois escondem a sua verdadeira identidade…
Este tema que abordei aqui brevemente, é tão fácil e ao mesmo tempo tão complexo, que vou deixar que a luz que tenho dentro de mim se reflita e conduza o meu sermão, mas… necessito do seu auxílio e também da sua luz, Ave Maria.

Vanessa, 11º E








Nenhum comentário:

Postar um comentário